Avaliações
A avaliação de imóveis é a definição técnica do valor de mercado dos bens que podem ser considerados como: imóveis urbanos, rurais e industriais, as máquinas, equipamentos e matéria-prima.
Define-se como valor de mercado a quantia mais provável pela qual poderia ser negociado voluntariamente e conscientemente um bem, numa data de referência, considerando as condições vigentes do mercado.
A avaliação destes bens exige a necessidade de estudos científicos de mercado, aplicação de metodologias e ferramentas estatísticas especificas nos quais são imprescindíveis conhecimentos técnicos de engenharia.
Entre os métodos mais utilizados para avaliação de imóveis estão:
-
COMPARATIVO DIRETO DE DADOS DO MERCADO
-
DA CAPITALIZAÇÃO DA RENDA
-
INVOLUTIVO
-
EVOLUTIVO
Eles podem ser utilizados isoladamente ou em conjunto para definir o valor de mercado de uma propriedade para fins de venda ou locação.
Parecer Técnico
Precisa de um documento para resguardar os seus direitos?
O laudo técnico é o documento indicado para estas demandas, pois descreve as condições da edificação e apresenta as análises e conclusões das perícias, exames, vistorias e avaliações, de acordo com as normas técnicas vigentes.
Elaborado com linguagem própria da área e embasado em legislação atualizada, fornece subsídios para a avaliação da necessidade de reformas, reforço de estruturas, correção de patologias e vícios construtivos, entre outros.
É um importante item que resguarda o cliente/empresa no caso de necessidade de acionamento da justiça em ações judiciais ou extrajudiciais.
Perícia de Engenharia
Precisa esclarecer situações, avaliar bens ou verificar o seu estado de conservação?
As perícias são atividades técnicas para averiguar e esclarecer fatos, verificar o estado de bens, apurar as causas de determinado evento e avaliar bens, seus custos, frutos ou direitos.
As perícias subdividem-se em:
Avaliação: análise técnica para identificar valores, custos ou indicadores de viabilidade econômica para um determinado objetivo, finalidade e data, consideradas determinadas premissas, ressalvas e condições limitantes.
Exame: constatação de fatos ou desenvolvimento de processo analítico fundamentado que permita extrair conclusões acerca de causas e consequências, ainda que no âmbito da probabilidade, tendo por objeto pessoas, semoventes e bens móveis.
Vistoria: constatação de fatos ou desenvolvimento de processo analítico fundamentado que permita extrair conclusões acerca de causas e consequências, ainda que no âmbito da probabilidade, tendo por objeto bens imóveis.
Tais serviços devem ser elaborados sob a responsabilidade e competência de engenheiros legalmente habilitados pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia - CREA, de acordo com a Lei Federal 5194 de 21/12/1966 e resoluções do CONFEA, e Lei Federal 12.378, de 31/12/ 2010.
Nas perícias multidisciplinares e nos casos em que haja envolvimento de várias especializações ou modalidades, o perito responsável deverá se valer do auxílio de profissionais auxiliares habilitados e capacitados nas matérias envolvidas.
INSPEÇÃO PREDIAL
-
O que é uma Inspeção Predial?
É um check-up completo de toda a edificação para analisar o seu estado atual de conservação, funcionamento e manutenção. Na inspeção predial, são confrontadas todas as alterações em relação ao projeto original da edificação para preservar as suas condições de segurança, funcionalidade e estabilidade. Deve ser feita exclusivamente por engenheiros especializados e o laudo acompanhado da respectiva
ART-Anotação de Responsabilidade Técnica.
2-Que áreas são vistoriadas?
De acordo com a Norma de Inspeção predial – IBAPE e norma da ABNT 5674/99, a inspeção é feita em todas as áreas comuns da edificação (hall de entrada, escada, garagens, quadras, piscinas, casa de máquinas dos elevadores, etc. ).
Caso necessário, a vistoria pode ser realizadas em unidades privadas.
3-Que elementos são inspecionados?
São inspecionados visualmente os elementos estruturais aparentes (vigas, lajes e colunas), as alvenarias, os muros, pisos e revestimentos internos e externos, forros, guarda corpos, corrimões, garagem,
impermeabilizações, etc.
Também são verificadas as instalações hidráulicas e elétricas, e o sistema de combate a incêndio, ar condicionados e exaustão das áreas comuns da edificação.
4-Do que trata o laudo técnico da inspeção predial?
O laudo técnico de Inspeção Predial identifica as anomalias e falhas construtivas com os seus diferentes graus de risco. Estabelece ações e prazos para a execução de correções em função da gravidade de cada caso.
Essas anomalias ou falhas são avaliadas e classificadas em função do risco oferecido aos usuários, ao meio ambiente e ao patrimônio.
5-Quando se deve fazer uma Inspeção Predial?
A Lei Municipal N° 6 145/201 do município de Maceió/AL regulamentada pelo decreto N° 7448 de 19 de Novembro de 2012 diz que as Inspeções Prediais devem ser feitas de acordo com a idade da edificação.
- a cada 5 anos para as edificações com até 15 anos de construção
- a cada 3 anos para as edificações entre 15 anos à 30 anos
- a cada 2 anos para as edificações com mais de 30 anos.